quarta-feira, 9 de março de 2011

Aleuromancia e outras leituras...

Deriva do grego aleuron ('farinha') e manteia ('adivinhação).

Sentenças eram escritas em  tirinhas de papel e cada uma era enrolada em bolas de farinha e cozidas. 
Depois, eram misturadas nove vezes e então divididas entre os participantes que, supostamente, conheceria seu destino. 

Outro método usado era misturar água e farinha numa vasilha e interpretar os padrões dos resíduos no fundo e lados. Apolo, que supostamente presidia essa forma de adivinhação, foi apelidado de Aleuromante. 

A aleuromancia é um método que emprega a farinha e massa (farinha de trigo, farinha de arroz, farinha de milho, entre outras_. Segundo este método, as respostas estavam escritas em pedaços de papel ou em pequenos paus de madeira.

Os papéis, ou os paus, eram embrulhados ou cozinhados no fogo, normalmente em azeite. A pessoa escolhia uma das parcelas da massa, abria-a e lia a resposta.

Este método, conhecido em várias culturas antes da era cristã, serviu de base às sinas contidas nos bolinhos da sorte e nos invólucros de pastilhas elásticas, muito comuns em todo o mundo.

Os modernos biscoitos da sorte são a sobrevivência deste antigo ritual.



Se você escutar que é possível prever o futuro por meio de alimentos não precisa achar que é coisa de maluco. Quando paramos para pensar, lembramos logo da leitura do futuro na borra de café, por exemplo, que é um método de previsão oriundo da cultura árabe. Diversas culturas têm formas diferentes para fazer as previsões. 

Os conhecidos “biscoitinhos da sorte” são uma sensação e todo mundo gosta de ler as previsões que vêm escritas no papel. 
Derrubar sal dá azar e jogar sal sobre o ombro esquerdo afasta o azar. Essas superstições existem até hoje. No passado, se acreditava que o sal tinha propriedades mágicas. 

Alomancia:

Também Halomancia. Do grego halo ('sal') e manteia  ('adivinhação), este é um método pela interpretação de padrões aleatórios usando sal, processo que é pouco conhecido. Essa forma de adivinhação provavelmente deu origem às diversas superstições relacionadas ao sal até hoje existentes, como colocar um copo de sal atrás da porta ou jogar uma pitada sobre o ombro.
Por acreditarem que o sal tinha poderes, criaram um método de adivinhação que usava o sal como meio, a “Alomancia”. O método consistia em se jogar um punhado de sal em uma superfície e interpretar a forma que surgisse. 

Existem diversas formas de adivinhação que nos parecem estranhas. Na China, na antiguidade, davam uma tigela de sopa com talharim a uma pessoa e interpretavam o futuro de acordo com a forma do talharim na colher, quando se levava à boca.



Alfitomancia

Deriva do grego  alphitomantis (adivinhação usando cevada), este antigo método determina a culpa ou inocência de uma pessoa suspeita, alimentando-a com um pão especialmente preparado. Se a pessoa sofrer de indigestão, ou achar o pão muito ruim, isto é interpretado como sinal de culpa. 
Diz-se que próximo a Lavinium, um bosque sagrado, a alfitomancia era praticada para testar a pureza das mulheres. 
O sacerdote deixava uma serpente ou, como diziam, um dragão, numa caverna na floresta. Em certos dias do ano as mulheres jovens eram enviadas vendadas e levando um bolo feito de mel e farinha de cevada. As inocentes tinham seu bolo comido pela serpente, as outras, recusado.



2 comentários:

  1. Alectromancia: Também Alectriomancia e Alectormancia. Deriva do grego alectruon ('galo') and manteia ('adivinhação'), é um método antigo de adivinhação usando um galo ou galinha colocado num círculo de grãos sob os quais são colocadas letras do alfabeto. Se é preciso apenas um simples “sim” ou “não” coloca-se apenas dois grãos. Isso era feito quando o sol ou a lua estavam em Áries ou Leão. Foi prática muito comum na antiga Roma.

    ResponderExcluir
  2. Ailuromancia: A arte de profetizar eventos futuros pela observação de gatos ou felinos.
    http://irisolar.multiply.com/links/item/25/25

    ResponderExcluir