Observo várias espécies dela: uma coragem contra a fortuna, que é filosofia; uma coragem contra as misérias, que é paciência; uma coragem na guerra, que é bravura; uma coragem nos em preendimentos, que é arrojo; uma coragem altiva e teme rária, que é audácia; uma coragem contra a injustiça, que é firmeza; uma coragem contra o vício, que é severidade; uma coragem de reflexão, de temperamento, etc.
Não é comum que um mesmo homem reúna tantas qualidades.
Octávio, no pleno da sua fortuna, elevado sobre precipícios, enfrentava perigos eminentes; mas a morte, presente na guerra, abalava sua alma. Um número incalculável de romanos que nunca tinham temido a morte nas batalhas não possuía essa outra coragem que submeteu a terra a Augusto.
Não apenas se encontram muitas espécies de coragem, mas na mesma coragem muitas desigualdades. Bruto, que teve a ousadia de atacar a fortuna de César, não teve a força de seguir a sua própria: havia alcançado o projeto de destruir a tirania apenas com os recursos da sua coragem, e teve a fraqueza de o abandonar com todas as forças do povo romano, por falta desse equilíbrio de força e de sentimento que sobrepõe os obstáculos e a lentidão dos sucessos.
Luc de Clapiers Vauvenargues
Corajosamente, todo e qualquer que se julga guerreiro tem que se temer a si próprio, diante da possibilidade de vacilar perante o próximo... quer pela força do bem, quer pela força do mal. Enfrentar a mais pequena ou a mais ilustre batalha não é a coragem em toda a grandeza, mas sim a fraqueza, por tudo poder perder. Qual fortuna, qual miséria, qual empreendimento, qual altiva e temerária, qual perigo, qual morte? Que mais interessa em vida se com toda a coragem subjugamos a mesma... e todos os interesses acabam por ser vãs conquistas a um poder vão, de peito e orgulho cheio? Os Idealismos são a causa mais estúpida que leva o homem a corromper tudo o que poderia ser belo... saber-mo-nos idealistas faz de nós seres em socorro servindo-nos de terceiros para levar avante o que tanto julgamos crer... e queremos... é assim que somos audazes empreendedores, fazendo crescer o sonho meu, em o sonho dos outros, para avançarmos a um seguimento de prospecção. [Será esta a ironia da humanidade, a que tudo quer, para em tudo se perder(?)] Em Alma, por verdadeira Alma só existe uma forte razão para nos glorificarmos perante a bruta dose da coragem universal: a protecção de quem verdadeiramente amamos, ou, por um impulso vão a que chamamos acto heróico que nos leva assim tão próximos a um perigo, ou mesmo a um fim de vida, eminentemente, possível, concretizado.
ResponderExcluirA verdadeira coragem está para o Ser humano como o pintainho que acaba de nascer. Ou, a simples semente que vive dentro do fruto para se espalhar na terra. Somos (d)a/na natureza, Prontos.
[fui um tanto longe... é um vacilo que emerge sempre a cada racionalidade. rs] eu gosto de fazer exercícios,
Beijos
Tero
Contudo. Ao olhar para as pedras enormes sei da força de mil Homens a construir um lar. A protecção-coragem, a que se fala...
ResponderExcluirporque não se chega a mim essa coragem(?)
O comentário está para uma principal força de reflexão, adorei cada palavra e cada junção, aliás farei dele um estudo muito especial... muito obrigada pela coragem de nos ensinar!!! tua luz transcende!
ResponderExcluirMuitas vezes o que buscamos crendo que estamos na meta de conquistas, já está por dentro
tão vencida e só não sabemos porque este vencer, é diferente dos outros pontos de vista nos que nos olham, ou do que fazemos em parâmetros. Vencer é ter a força de caminhar, passo a passo, um dia de cada vez. Vencer pode ser recuar na beira do precipício. Vencer pode antes de tudo ser nesta alma e coração a grande razão de pausar cada reflexão e só agir frente a união dos sentidos com a oportunidade. Enfim, para vencer é preciso tudo que foi dito no comentário e olharmos para a força da amizade e da compaixão, aplicando em nossa jornada o melhor que soubermos.
Podemos juntos extrair tantas palavras deste conteúdo, com a sabedoria de que somos frágeis e também lutadores no sentido de jamais desistirmos dos trilhos de luz. Ela sempre está lá, esperando nossa ação, nos acolhe e nos revigora. Mas depende que tenhamos esta coragem de ao menos ir buscá-la. Beijos na alma, muito obrigada por este momento!
SOL
Ohh perfeição de sentimento!! Que tanto agradeço e em tudo faço minha assinatura ( sem procuração, que coragem não tenho.rs)
ResponderExcluirMuito bem colocado e vai a post como em destaque de reflexão, sim!!
e todos dentro de ti... em fértil ninho!
ResponderExcluir:-] Muitas reflexões pela coragem de se pensar melhor cada dia!
ResponderExcluir