quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ikebanas

Rating:
Category:Other
Ikebana é a bela arte dos arranjos florais japoneses que segue uma filosofia oriental baseada nos princípios do Zen Budismo. Essa arte teve sua origem na Índia como oferenda a Buda, porém tornou-se reconhecida mundialmente como parte integrante da cultura nipônica. Essa arte prima pelo equilíbrio e beleza do interior da casa, tornando o ambiente em que se encontra harmônico. Contudo não são raros os arranjos, também conhecidos como Kado ou Caminho das Flores, serem montados para ambientes maiores de exposição, como salas inteiras, por exemplo.

Os materiais utilizados são variados, contendo elementos naturais como galhos, flores, frutos, sementes, folhas, entre outros e elementos produzidos como vidros, plásticos e metais. Acredita-se que admirar ou produzir um Ikebana é um caminho de autoconhecimento, visto que proporciona, devido a sua forma e aparência, a experiência da meditação. A harmonia é dada não só ao lar, mas à pessoa também. Acredita-se também que estes arranjos evitam ou afastam os maus fluidos.

A montagem de um Ikebana segue a interpretação subjetiva da interação entre céu, terra e homem. Ela pretende traduzir o místico ligando o homem terreno ao espiritual, através das impressões adquiridas com a beleza das formas geométricas que dão a estes arranjos. As flores são vivificadas. O objetivo é mantê-las belas pelo máximo de tempo possível. A união entre terra, céu e homem num mesmo arranjo visa mostrar o equilíbrio entre esses elementos. Cada Ikebana é único e traz consigo uma representação desse tripé.

No Ikebana nem sempre há flor. Os praticantes dessa arte utilizam as belas formas naturais valorizando o movimento dessas formas na natureza, diferenciando-se dos arranjos ocidentais que visam à quantidade e o colorido das flores. Nestes arranjos não há cortes ou amarrações. A planta é respeitada na sua essência e utilizada exatamente como ela é. Os galhos retorcidos não são dispensados e os elementos escolhidos são equilibradamente adicionados a um vaso previamente selecionado. Nos Ikebanas a busca é pelo equilíbrio da forma, independente de número de materiais utilizados.


O arranjo é composto em sua base por três ramos, cada um representando um elemento. O ramo mais acima é a representação do céu. O intermediário representa o homem e o mais abaixo, a terra. Entre eles, outros materiais são incluídos: flores, musgos, ramos. Os arranjos florais podem ser utilizados em peças decorativas para casa e ambientes, mas também pode fazer parte de outras peças como buquês, enfeites de mesa ou vasos. Eles buscam a harmonia e a paz. Os arranjos devem seguir o tempo e a estação em que se encontram. Há no mundo, várias escolas que seguem estilos diferentes e ensinam a bela arte dessa composição floral.

A arte de confeccionar Ikebanas possui vários estilos, entretanto todos exigem do ikebanista, no momento da criação, silêncio para contemplar a natureza e suas belezas. O Ikebana não é meramente uma peça decorativa, é mais do que isso, é uma representação do real e do divino interagindo a fim de proporcionar paz e harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário